terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Representantes da sociedade e da academia debatem sobre exploração do petróleo da costa amapaense

Os doutores Besaliel Rodrigues e Emanuela Fortunato foram entrevistados no programa “Papo de Domingo”, da rádio 102 FM.

(Macapá-AP) – No último domingo (25), o Dr. Besaliel Rodrigues, professor da Unifap (Universidade Federal do Amapá), foi entrevistado no programa “Papo de Domingo”, da rádio 102 FM, apresentado pelo radialista Paulo Uchôa.

Durante quase duas horas Besaliel Rodrigues e a colega dele, a Drª Emanuela Fortunato, coordenadora do Movimento Petróleo no Amapá, discutiram com a sociedade a questão da viabilidade econômica da exploração do petróleo na costa do Amapá.

Para Emanuela Fortunato “é fundamental debater esse tema tão importante para o Amapá”.

“A população tem que se engajar para que isso se torne uma realidade. Nós temos uma oportunidade real de desenvolvimento rápido e estruturado”, pontuou.

Por sua vez, o Prof. Dr. Besaliel Rodrigues comentou sobre Informações estratégicas acerca da temática envolvendo a exploração do petróleo.

“O Amapá está num dos momentos mais importantes da sua história porque nós estamos adentrando num novo ciclo econômico. No passado, durante a exploração do manganês, o manganês colocou o Amapá no mapa. Ninguém sabia quem era o Amapá. A exploração do manganês projetou o Amapá. Mas esse ciclo passou”, lembrou o professor.

 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

“Agora nós temos a maior oportunidade de todas: o petróleo vai gerar o pleno emprego no Amapá. Desde que nós trabalhemos por isso. Cinquenta e dois por cento da energia utilizada no planeta é oriunda do petróleo. Mais da metade da energia usada pelo ser humano vem do petróleo. Depois vêm as outras fontes”, informou Besaliel.

Segundo o professor, o petróleo é, hoje, a principal mercadoria no mundo, e a que mais rende dinheiro. “Então, o petróleo é muito estratégico. E mesmo com essa transição energética, ela não acontece do dia pra noite. A humanidade ainda vai depender do petróleo no decorrer de décadas”, comentou.

“O Amapá possui uma Arábia Saudita em frente ao Oiapoque. Então, esse momento é importante. A discussão com a sociedade é importante, e nós temos que tocar nesse assunto agora, nesse momento”, aconselhou.

O professor Besaliel Rodrigues fez um alerta: “Mas uma coisa preciosa é a próxima eleição. Porque se nós não elegermos pessoas sérias e capacitadas, o Amapá vai virar uma ‘bagaceira’. Se nós tivermos representantes adequados, bem escolhidos e bem-intencionados, nós vamos ‘bombar’”, alertou Rodrigues.

O programa estava sendo transmitido ao vivo pelo Facebook, e os internautas também deram sua opinião sobre a discussão.

O jornalista e empresário Getúlio Barreto escreveu:

“Parabéns pelo programa, e pela ilustre presença do Dr. Besaliel Rodrigues, figura de destaque no debate sobre o petróleo no Amapá, sendo escritor de um livro coletivo sobre o tema.”

Um ouvinte postou: “Cidadão informado, não é enganado”.

Ouça e assista o programa, na íntegra, no endereço: https://web.facebook.com/102fmmacapa/videos/2110636749736118

Fonte: Da Redação. Imagens: Divulgação/Papo de Domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Representantes da sociedade e da academia debatem sobre exploração do petróleo da costa amapaense

Os doutores Besaliel Rodrigues e Emanuela Fortunato foram entrevistados no programa “Papo de Domingo”, da rádio 102 FM. (Macapá-AP) – No ú...