Hoje, domingo, 30 de novembro, o Amapá – e o Brasil - comemoram o Dia do Evangélico, data fixada em leis federal e estadual.
A data marca a homenagem aos evangélicos brasileiros, pois, de acordo com o IBGE, os protestantes, como também são conhecidos, formam o segmento religioso que mais cresceu nos últimos trinta anos no Brasil. O número de evangélicos registrado no Censo 2023 foi de cerca de 70 milhões de pessoas.
O Dia do Evangélico não tem o objetivo apenas de comemorar, mas também de levar a mensagem do Evangelho de Cristo, que são as boas novas de salvação. E a boa notícia é que Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve voltará.
O Projeto de Lei que consagrou a data teve início no ano de 2003, por meio da iniciativa do então vereador do município de Santana, Pr. e historiador Aroldo Vasconcelos, que atualmente integra a Mesa Diretora como primeiro secretário da Convenção de Pastores da Assembleia de Deus no Amapá (Cemeadap).
No mesmo ano, o autor do projeto, em Santana, repassou, na íntegra, o texto para a então deputada estadual Mira Rocha, que formalizou um projeto no âmbito estadual que, aprovado pela Assembleia Legislativa, recebeu sanção governamental e foi transformado na Lei Estadual nº 0827/2004.
Assim nasceu o Dia do Evangélico no estado do Amapá.
NO BRASIL
A origem do Dia do Evangélico no Brasil deu-se assim: com o movimento evangélico fortalecido pela representatividade desse dia, um grupo de pastores, apoiados pelos líderes da Marcha para Jesus no Amapá, mobilizou o protocolo do projeto no Congresso Nacional.
Com o apoio da bancada federal do Amapá, com destaque para a articulação do então deputado federal Jurandil Juarez, o projeto foi apresentado na Câmara dos Deputados, aprovado e, posteriormente, sancionado pela presidência da República, transformando-se na Lei Federal nº 12.328/2010, tornando agora, em todo o País, o dia 30 de novembro como o Dia Nacional do Evangélico.
Fonte: https://besalielrodrigues.blogspot.com. Imagem: Divulgação/Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário