sábado, 29 de novembro de 2025

“É um momento histórico”, diz primeiro presidente da Academia de Advogados Escritores do Amapá, durante posse

OAB-AP instala Academia de Advogados Escritores; a primeira do gênero, no Brasil. Ideia já será replicada pela OAB nacional.

(Macapá –AP) - Nesta sexta-feira (28), na sede da OAB-AP, foi instalada – com a posse da diretoria – a Academia de Advogados Escritores do Amapá (Acade), a primeira do gênero no Brasil. O vento aconteceu às 18h, no auditório principal da instituição, no antigo fórum de Macapá, no Centro.

A cerimônia de instalação e posse dos primeiros acadêmicos foi comandada pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (seccional do Amapá), Israel Gonçalves da Graça, que falou sobre a importância da Academia para a advocacia em geral.

“Em uma conversa com o professor e empresário Vandério, concluímos da necessidade de estimular a advocacia a escrever. O mundo quer ouvir a Amazônia, dentro desse contexto de COP. Aqui, diariamente, encontro vários talentos. A Amazônia é m celeiro de talentos; pessoas que têm contato com a floresta, mas também com a academia”, disse o presidente da OAB-AP.

“Então, vamos laurear esse conhecimento do amazônida, da advocacia amapaense que, agora, vai começar a ser lida pelo mundo todo. Aqui, vamos estimular, todo mês, o lançamento de um livro de um colega para que ele alcance um assento nesta Academia. Esse é um grande projeto de capacitação e valorização da advocacia do meio do mundo, a advocacia amapaense, que se prepara também para esse momento do petróleo, um momento de muitas oportunidades de trabalho. E quando chegar essa boa nova, essa advocacia tem que ser vista. E é uma das formas de dar essa visibilidade”, frisou Israel da Graça.

A POSSE DOS IMORTAIS

A primeira diretoria da Acade tem como presidente o professor, advogado e escritor Besaliel Rodrigues, empossado juntamente com seus demais colegas.

O professor Besaliel Rodrigues disse que “é um momento histórico da OAB. A Academia de Advogados Escritores é uma ideia genuinamente amapaense. Ela saiu da mente do nosso atual presidente, Dr. Isarel da Graça, que teve essa ideia magnífica de criar uma academia dentro da Ordem. É um órgão da nossa Seccional. É a primeira academia de advogados escritores do Brasil”, informou o imortal Besaliel.

“Essa ideia do Dr. Israel foi fantástica! E ele teve a ideia, também, de colocar como presidente emérito da Academia o presidente José Sarney, que foi senador por três mandatos pelo Amapá, escreveu sobre o Amapá, e é advogado aqui da nossa Seccional”, lembrou Besaliel.

O presidente da Acade informou ainda que a partir da posse dessa primeira diretoria, o Conselho Federal da OAB iniciará um processo para a criação da Academia Nacional de Advogados Escritores.

“Ou seja, é a OAB-AP fazendo história. É a OAB-AP na vanguarda. É uma ideia maravilhosa que será exportada a nível nacional”, reforçou.

Como disse o presidente da Acade, a Academia de Advogados Escritores não tem personalidade jurídica própria. Ela é um órgão da própria OAB-AP.

“A Academia está nascendo com 20 membros. Nós temos advogados que têm vocação para a literatura. Tem advogado que escreve, publica livro. Então nós vamos não apenas selecionar esses advogados, honrá-los, como também a Academia vai fomentar, no âmbito da Ordem, a produção literária, a produção científica. A Academia vai motivar esses advogados. Eles irão escrever artigos científicos sobre Direito, principalmente”, comentou Besaliel Rodrigues.

A primeira diretoria da Acade está assim constituída:

Presidente: Besaliel de Oliveira Rodrigues

Vice-presidente: Josiane da Silva Ferreira Althaus

Secretária-geral: Maria Carolina Monteiro de Almeida

Secretário-geral Adjunto: Jean Carlo dos Santos Ferreira Júnior

Tesoureiro: Adriano de Almeida Carvalho

 

Fonte: Da Redação. Imagem: Élcio Barbosa/Divulgação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Thalles Roberto “invocou o mal” ao cantar hino do Flamengo, diz Sarah Sheeva

IMPERATRIZ (MA) — A atitude do cantor gospel Thalles Roberto de cantar o hino do Flamengo durante sua participação na 29ª edição da Marcha...