(Macapá-AP) - A conceituadíssima médica e advogada Ana Agra, e o esposo, o economista Altair Martel, dentre outros, tomaram posse na Academia de Letras Barão do Rio Branco na noite da última quinta-feira (29), em solenidade de gala realizada no auditório do Museu Sacaca, em Macapá.
Ela tomou posse na Cadeira nº 40, cujo patrono é o também escritor e hisstpriador Nilson Montoril. Por sua vez, Altair Martel assumiu a Cadeira nº 6, da qual é patrono o artista plástico Cândido Portinari. O Dr. Besaliel Rodrigues, advogado e presidente da Academia de Advogados Escritores da OAB-AP, se fez presente ao evento para prestigiar especialmente o casal empossado. A cerimônia foi concorridíssima e teve expressiva repercussão em toda a sociedade amapaense.
Em todas as Academias de Letras do mundo há três principais tipos de patronos: 1. Patronos de natureza pessoal ou de âmbito local (personalidades ligadas aos ocupantes das cadeiras, parentes, amigo etc.), os quais possuem laços sentimentais com o homenageado. 2. Patronos de natureza regional (personalidades de destaque na cidade, no estado ou região geográfica pelo qual possui laços acadêmicos ou sentimento de respeito e admiração. 3. Patronos de natureza geral, universal (figuras de projeção nacional e/ou internacional, que contribuíram significativamente para a literatura em geral etc).
No Amapá já há diversas academias literárias, a saber: Academia Amapaense de Letras (AAL), Academia de Letras Evangélica Amapaense (ALEA), Academia de Advogados Evangélicos da OAB-AP, Academia de Letras do Batuque, Academia Maçônica de Letras, Academia Médica de Letras, além de diversas filiais (sucursais) de academias nacionais.
Fonte: https://besalielrodrigues.blogspot.com. Imagem: Divulgação/ Academia de Letras Barão do Rio Branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário