domingo, 16 de novembro de 2025

Personagem bíblico Bezaliel é tema de prova do ENEM 2025

O maior exame de conhecimentos do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), começou domingo passado (9) e termina neste domingo (16). Na edição 2025, nas provas de Linguagens e Ciências Humanas (questão nº 70 - Caderno Amarelo), a equipe do ENEM elaborou uma pergunta citando o texto bíblico de Êxodo 31:2-5: “Eu escolhi Bezalel e lhe dei competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico; para fazer desenhos e trabalhar em ouro, prata e bronze; para lapidar e montar pedras preciosas; para entalhar madeira; e para fazer todo tipo de artesanato”.

Com base no personagem bíblico Bezaliel, a questão está assim formulada: “Escritos em temporalidades diferentes (Antiguidade e Idade Média), os textos sagrados aproximam-se ao mostrar o papel da ciência para o(a)?”. A resposta certa é a letra “e”: “desenvolvimento social e práticas laborais”.

Bezaliel é o primeiro personagem da Bíblia a ser citado com “cheio do Espírito Santo” (Êxodo 31:3). Entretanto, o mesmo não é uma figura bíblica tão “famosa” entre os cristãos. Mas ele foi o artífice da obra do tabernáculo. Sua história está em Êxodo 31:1-11, que diz: “Depois, falou o Senhor a Moisés, dizendo: Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência em todo artifício, para inventar invenções, e trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, e em lavramento de pedras para engastar, e em artifício de madeira, para trabalhar em todo lavor. E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todo aquele que é sábio de coração, para que façam tudo o que te tenho ordenado, a saber, a tenda da congregação, e a arca do Testemunho, e o propiciatório que estará sobre ela, e todos os móveis da tenda; e a mesa com os seus utensílios, e o castiçal puro com todos os seus utensílios, e o altar do incenso; e o altar do holocausto com todos os seus utensílios e a pia com a sua base; e as vestes do ministério, e as vestes santas de Arão, o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio; e o azeite da unção e o incenso aromático para o santuário; farão conforme tudo que te tenho mandado.”

Para o pastor amapaense Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores, que possui o mesmo nome do personagem bíblico citado no ENEM, “a citação é elogiável e demonstra que, aos poucos, os integrantes do Ministério da Educação vão demonstrando maior respeito para com o povo brasileiro, majoritariamente cristão, que tem a Bíblia como manual de conduta e régua de vida. A questão foi bem elaborada, e foi uma das que mais obteve resposta certa. Agora, milhões de jovens brasileiros aprenderam quem foi Bezalel”.

Fonte: https://besalielrodrigues.blogspot.com. Imagem: Divulgação/Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Thalles Roberto “invocou o mal” ao cantar hino do Flamengo, diz Sarah Sheeva

IMPERATRIZ (MA) — A atitude do cantor gospel Thalles Roberto de cantar o hino do Flamengo durante sua participação na 29ª edição da Marcha...