Macapá (AP) – Acontece hoje (11) e amanhã (12), na Hípica Hall, em Brasília (DF), o 6° Congresso Brasileiro de Direito Religioso. O evento é uma promoção do Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR) e conta com representantes de todos os estados brasileiros, além de convidados de outros países.
O Amapá está representado no Congresso pelo professor doutor Besaliel Rodrigues, que faz parte do IBDR.
O tema deste ano é “Liberdade Religiosa nas Américas: Desafios e Caminhos – O Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos”. De acordo com o Professor Doutor Besaliel Rodrigues, “o sistema interamericano constitui uma referência normativa e jurisprudencial na proteção dos Direitos Humanos nas Américas, mas ainda carece de um órgão ou câmara especializada em liberdade religiosa — mesmo diante do crescente número de violações nesse campo”.
“Trazer esse tema ao debate é fundamental para evidenciar essa lacuna institucional e provocar a construção de mecanismos mais eficazes de proteção à liberdade de religião e de consciência no continente”, disse.
Ao todo, serão mais de 15 conferencistas, dentre eles, palestrantes internacionais, autoridades públicas, magistrados, procuradores, professores, empresários, doutores, advogados e teólogos. A senadora da República Damares Alves, o desembargador Federal William Douglas, a desembargadora Nilsoni de Freitas, dentre outros, estão confirmados para palestrar. A Conferência Magna será proferida pelo ministro do STF, André Mendonça.
A programação do Congresso será realizada de forma híbrida (presencial e online), com palestras, painéis temáticos e workshops. Nesta quinta-feira, à noite, será a comemoração do 7º aniversário do IBDR e a entrega do Prêmio Liberdade Religiosa Ives Gandra Martins e a formatura da 2ª turma de Especialistas em Direito Religioso, fruto de uma parceria do IBDR com a Universidade Evangélica de Goiás.
SOBRE O EVENTO
O Congresso terá transmissão ao vivo.
O sistema interamericano constitui uma referência normativa e jurisprudencial na proteção dos Direitos Humanos nas Américas, mas ainda carece de um órgão ou câmara especializada em liberdade religiosa — mesmo diante do crescente número de violações nesse campo.
Trazer esse tema ao debate é fundamental para evidenciar essa lacuna institucional e provocar a construção de mecanismos mais eficazes de proteção à liberdade de religião e de consciência no continente.
Data:
dias
11 e 12 de dezembro
Local:
Hípica Hall (Brasília-DF)
Serão 7 eventos temáticos e um evento pago: o Livro "Laicidade Colaborativa Brasileira: da aurora da civilização à Constituição brasileira de 1988", que será o brinde aos primeiros 250 inscritos e que primeiro se credenciarem no Congresso, neste dia 11.
Carga horária para atividades complementares: 10 horas. O certificado de participação será enviado no e-mail cadastrado.
São mais de 15 palestrantes, entre eles, palestrantes internacionais, autoridades públicas, magistrados,procuradores, professores, empresários, doutores,advogados e teólogos.
O Congresso será realizado de forma híbrida (presencial e online). Com palestras, painéis temáticos e workshops.
Neste dia 11, à noite, durante a comemoração do 7º aniversário do IBDR, ocorrerá a entrega do Prêmio Liberdade Religiosa - Ives Gandra Martins e a formatura da 2ª turma de Especialistas em Direito Religioso.
Fonte: Da Redação, com informações de IBDR. Imagem: Divulgação/IBDR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário